" O mistério de Patience worth - história do mais extraordinário romance mediúnico"

Trata-se de um livro com informações muito interessantes sobre a produção literária do espírito Patience Worth, especialmente a obra-prima A história triste (The sorry tale), publicada em 1917. A médium, Lenore Curran, sob cuja influência a prancheta era acionada compondo os textos atribuídos ao espírito, abandonou os estudos aos 14 anos para tentar a carreira de cantora. Aos 30 anos, mesmo sem inicialmente acreditar em espíritos, passou a intermediar, junto a diversos assistentes, as comunicações de Patience Worth. Sua obra, constituída de romances e peças teatrais, impressionou a todos pelo surpreendente conhecimento e familiaridade com o contexto em que se movem seus personagens, os hábitos e os acontecimentos desenvolvidos. Sua narrativa carrega tremenda força visual, transportando o leitor para dentro de seus cenários e utiliza uma linguagem arcaica, semelhante ao inglês do século XVII.

O livro O mistério de Patience Worth – história do mais extraordinário romance mediúnico, publicado pela Lachâtre, é dividido em duas partes. A primeira é uma pesquisa de Herminio C. Miranda, que retrata a história desta produção mediúnica, especialmente de A história triste.

Investigando jornais, críticas e livros da época da publicação, o escritor estudou a história e o fenômeno desta produção literária. A segunda parte apresenta as descobertas e análises de Ernesto Bozzano, escritas na primeira metade do século XX, sobre a singular psicografia e a obra da autora espiritual. Os mistérios deste fenômeno vão sendo apresentados no decorrer do livro, sob diversos pontos de vista. Os “ocultistas” da época não conseguiram desvendar muitos enigmas. Porém, mais que buscar responder às questões que se colocam, vamos aguardar a belíssima A história triste, que deve sair em breve em três volumes

Comentários

Unknown disse…
Quando será publicado o livro "A história triste", tem alguma previsão?