Caminhos de evolução


É curioso obsevar como, de modo geral, se confunde atitudes e comportamentos na relação interpessoal, com características de personalidade e estilo pessoal.  Observamos em Chico Xavier, por exemplo, atitude coerente de luta por um ideal,  inteligência, sutileza e gentileza no trato pessoal. Os espíritas , em sua maioria, o consideram um modelo a seguir. Porém, existe uma confusão entre ser o modelo de comportamento correto, caráter íntegro e o estilo pessoal, com o qual Chico Xavier, no caso, marcou sua presença no mundo. 

O “estilo Chico”, por exemplo, se  transformou em um estereótipo de alguns espíritas.  Para muita gente parece que ter o mesmo "jeito" de Chico é sinônimo de elevação espiritual. Ou então, falar do mesmo modo que Divaldo Pereira Franco,  é ser bom palestrante.,E assim vemos, espíritas “mansos”, tratando os colegas de irmão, tentendo mostrar "docilidade", ou ainda alguns palestrantes usando impostação de voz semelhante à de Divaldo, falando “difícil”, pausado. Estas posturas em geral,  não condizem com a realidade intrínseca do indivíduo. 

Em se achando semelhante aos “mestres”, deixa de desenvolver a si mesmo, mascarando sua  psique mais profunda,  A transformação e elevação de cada espírito só acontece a partir da consciência de si, como ponto de partida. Para se tornar um homem de bem, em primeiro lugar é preciso autenticidade.  Sobrecarregamos as pessoas que colocamos como modelo, não lhes permitindo  erros comuns a toda a humanidade,  Por acreditar que o outro era perfeito, de acordo com a nossa concepção de perfeição.. Julgamos e condenamos o que vemos como erros, ou justificamos esses momentos de “fraqueza” para afastar a decepção. Mas é bom não se iludir.  Nem só de médicos e eruditos vive o mundo superior. O plano espiritual não é espírita. Há pessoas esclarecidas e iluminadas em todas as nações e povos, culturas e crenças.

Ao Chico Xavier e outros missionários conhecidos ou  anônimos, que estão e estiveram neste mundo, semeando exemplos de atitudes éticas, corretas, generosas, amorosas e pacificadoras, nosso profundo respeito e gratidão, Provam com sua vida que, sendo como  somos, a síntese de todas as nossas vidas, à nossa maneira, podemos  encontrar o conhecimento, a sabedoria e o amor, o nosso caminho singular.

Comentários