Novas antigas: "Primeiro livro"

Chico Xavier gostava de ler, às vezes comprava livros em sebo e gostava de conservar consigo os poemas e textos que apreciava. A revelação desta faceta de Chico  nos permite conhecê-lo um pouco melhor, como apreciador das letras, um homem inteligente e com senso estético apurado, caprichoso e cuidadoso com suas anotações e cadernos, bem preservados por décadas. Não era adepto do descartável e utilizava os recursos de que dispunha para realizar e organizar esses registros. Porém, muitas pessoas que querem atacá-lo têm utilizado de modo desonesto tais informações, como se esse  hábito singelo de colecionar alguns poemas e algumas vezes visitar sebos para adquirir livros, tornasse possível o "pastiche" de centenas de autores. Ora, obviamente é impossível escrever "à maneria de" estilos tão diversos simplesmente embasado em alguns momentos de apreciação da boa literatura. Não se enganem as pessoas que pensam justificar Chico como  fraude baseadas nessa ingênua suposição. Basta ler a sua obra para descartá-la. Infelizmente, a leitura de blogs, nem sempre criteriosos e honestos,  está substituindo a leitura das obras. Lêem-se em blogs de pessoas mal-intencionadas trechos que são encarados como informações verdadeiras e passadas adiante (como infelizmente vimos na revista SUPERINTERESSANTE de abril). Nós que conhecemos o potencial mediúnico e humano de Chico, podemos agora apreciar a beleza de obras psicografadas e de  seus registros  não divulgados durante a vida do médium. As relíquias preciosas e pessoais de Chico foram entregues aos cuidados de terceiros, que as preservaram e agora estão sendo disponibilizadas para publicação merecida. Vimos o livro de Magali de Oliveira, "Chico Xavier, um herói brasileiro no universo da edição popular", que revelou os cadernos de anotações,  fotos e recortes de publicações que Chico colecionava. Já foram publicados também  os livros de mensagens inéditas "Sementeira de Luz", "Deus conosco" e "Sementeira de paz". A editora Vinha de Luz está lançando mais um livro com poemas inéditos de Chico Xavier, psicografados ANTES DO PARNASO DE ALÉM-TUMULO, na década de 1920. O "Primeirio Livro", em fase de lançamento,  é a coletânea de psicografias, reunidas por Chico em forma de livro artesanal,  inclulsive com ilustrções produzidas por suas próprias mãos. O lançamento está previsto para o dia 07/05/2010. Trancrevo abaixo  a apresentação. Para adquiri-lo já é só acessar o site da editora.vinha de luz

Chico Xavier — O primeiro livro

Francisco Cândido Xavier (autor) Diversos (espíritos) Geraldo Lemos Neto e Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves (organizadores)
Vinte anos antes de sua desencarnação, Chico Xavier revelou que sempre guardou no íntimo o desejo de publicar as belas produções mediúnicas que os amigos espirituais escreviam por seu intermédio, nos idos dos anos 20. Curiosamente, Chico confeccionava, com suas próprias mãos e com grande esforço, alguns exemplares com a finalidade de despertar os amigos para a possibilidade de um livro. Face à pobreza material com a qual vivia, ao médium restava a esperança de que algum desses amigos se interessasse pelo tema e, talvez, movimentasse os recursos necessários para uma publicação. De suas primeiras produções manuais, contendo, inclusive, a sua sensibilidade artística no desenho e na ilustração das mensagens, Chico conseguiu guardar durante toda a sua vida um único exemplar, que ao final de sua existência terrena entregou ao seu sobrinho-neto, Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves, que no-lo apresentou agora para a devida divulgação. Esse é então, de fato e de direito, o primeiro livro de Chico Xavier, que ora trazemos a lume pelo Vinha de Luz – Serviço Editorial da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, que não poderia ter maior alegria do que esta: presentear o amado amigo Chico com a edição de seu primeiro livro neste ano de 2010, ano de seu centenário de nascimento.

LANÇAMENTO
7 DE MAIO DE 2010 | 20h00
Clube Social de Pedro Leopoldo
Pedro Leopoldo | MG

Comentários