Centenário de Chico Xavier: arte, divulgação, eventos


Em Abril de 2010 Chico Xavier completa cem anos. Sim, completa, verbo presente, porque seu espírito atuante permanece trabalhando muito mais na espiritualidade. Cá na Terra, principalmente no Brasil, muitas coisas já estão programadas. Este homem singular, que deixou marcas profundas na alma do povo brasileiro e não só dos espíritas, jamais será esquecido.

Abaixo, algumas das atividades e lançamentos previstos para 2010

o Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira vai elaborar e disponibilizar às Entidades Federativas Estaduais um encarte sobre o Centenário de Chico Xavier, com o objetivo de promover a circulação na imprensa espírita e não-espírita na 1ª semana de abril de 2010; além disso, o CFN vai estimular a realização de eventos regionais e estaduais no período, para ampliar a divulgação da Doutrina Espírita.

A Federação Espírita Brasileira vai realizar o 3º Congresso Espírita Brasileiro, em Brasília, de 16 a 18 de abril de 2010, com o tema central: “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”. Durante o Congresso, serão lançados: uma edição especial comemorativa da primeira obra psicográfica de Chico Xavier, “Parnaso de Além Túmulo”; DVD e livro com a síntese das obras e das ações de Chico Xavier; e Selo Personalizado Comemorativo. Além disso, as edições do Reformador, periódico oficial da FEB, durante o ano de 2010, destacarão as obras psicográficas de Chico Xavier. Em abril, haverá uma edição especial da revista. A Globo Filmes lança o filme “As Vidas de Chico Xavier”, baseado em obra homônima do jornalista Marcel Souto Maior, com direção de Daniel Filho. Veja a entrevista com o ator e a chamada do filme






Achei esta chamada um tanto "sensacionalista", mas afinal o filme não se destina apenas aos espíritas e talvez isto seja uma estratégia de marketing.

A Fox Filmes lança um filme baseado na obra “Nosso Lar”, romance mediúnico mais vendido de Chico Xavier.

A Associação Brasileira de Artistas Espíritas promove a I Semana Nacional de Arte Espírita simultaneamente em todas capitais do país, relembrando o legado de Chico Xavier.

Dois Memoriais para homenagear Chico em seu centenário: um em Uberaba e outro em Pedro Leopoldo. Orçado em R$ 4,9 milhões, o Memorial de Uberaba está sendo construído na Mata do Carrinho, onde o médium refletia e fazia seu trabalho social. As obras estarão prontas até o início de 2010, numa área de 1,4 mil metros. O espaço físico contará com biblioteca, auditório, sala de vídeo para 230 pessoas, galeria para exposições, administração, café social, praça, estacionamento, sanitários e espelho d´água. Do Memorial Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, constará livrarias, lanchonetes e a “Passarela das Palavras” que, segundo o presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, Luiz Carlos Moreira, será um local em que os visitantes poderão ler mensagens de Chico Xavier através de um chão de vidro. Num outro espaço, estará a Praça da Luz. Este local projetará um feixe de luz, que incidirá diretamente em outra, a Praça do Monumento - “local onde terá um marco que representará o primeiro contato de Chico com Emmanuel”, revela. No ambiente, o Espaço Chico Xavier, um museu com objetos pessoais, como seus pares de óculos, inúmeros lápis que usou, folhas que psicografou e a inesquecível coleção de boinas. O lugar escolhido para o Memorial será no Açude do Capão, na cidade natal de Chico, em Pedro Leopoldo, “pois foi neste local que Chico viu seu benfeitor espiritual Emmanuel pela primeira vez”.

Documentários, seminários e outras atividades além destas que colocamos aqui certamente ocorrerão. São eventos que merecem conquistar os mais altos índices do IBOPE, que de frivolidades a mídia está cheia.

Veja no link abaixo, opinião contrária aos gastos com estas comemorações e tire suas próprias conclusões
Fonte das informações sobre os eventos globo.com

Comentários