Caderno que revela um homem: Chico Xavier


Sempre que lemos algo sobre Chico Xavier, sua obra e sua vida, verificamos que é ressaltada a pouca formação escolar, um letramento precário, pouco contato com o conhecimento formal. Imaginamos assim uma pessoa com um repertório literário pobre, que apenas servia de instrumento passivo aos espíritos. Já verificamos que a publicação e os conteúdos dos livros contavam com a participação de uma equipe desencarnada e encarnada, incluindo  o próprio Chico, um médium com papel ativo na tomada de decisões. Mas o achado de Magali Oliveira Fernandes, relatado no livro "Chico Xavier, um herói brasileiro no universo da edição popular" traz luz sobre o menino, o jovem Chico Xavier. Trata-se de um caderno, com colagens, anotações diversas. Uma preciosidade reveladora de um Chico leitor /escritor que selecionava, recortava e colava imagens e textos de escritores que tratavam de temas diversos,  como o amor e a vida. Em um trecho do livro de Magali, consta a seguinte descrição: "(...) Em certa página, Chico Xavier chegou a colar o desenho de  um relógio na forma de um enorme coração. Perto do relógio um retrato de um casal se beijando e alguns poemas de Virgínia Victorino, que se intitulavam "confissão" e "renúncia" e mais um soneto , em cujo último verso se podia ler:"E embora saiba que não vens...espero!". 

Este trabalho de colagem e edição representa um tempo em que Chico ainda estava no anonimato.  Toda esta tarefa que realizava de reunir e selecionar papéis já editados e formar uma outra "edição" , que ganhava novo sentido em um caderno, deveria ser o espaço de prazer, de libertação de sua rotina.  Magali descreve: "(...)Um ano antes, em 1923, de o caderno ser usado para contas, ele havbia então concluído o curso primário e se afastado, contra sua vontade, da escola. Restava-hlhe inventar e viabilizar uma outra maneira de se manter o contato com o universo das escrituras que tanto lhe agradava...(...)"

A partir do que  revela  este caderno, podemos concluir que Chico Xavier tinha um repertório poético, literário superior à sua formação escolar. Esta obra feita de tesoura e cola pelo jovem Francisco nos mostra a face do escritor capaz de produzir cartas aos milhares, tão inspiradas e bem redigidas. A elaboração, a construção deste acervo feito de colagens e notações serviu (quem sabe?) como elemento facilitador do trabalho mediúnico, que teria possibilitado ao médium desempenhar um papel ativo na produção e edição de sua exptensa  obra. Deste ponto de vista, o seu papel na psicografia teria sido muito mais abrangente do que apenas o momento da recepção das mensagens. Uma coisa é certa. Chico Xavier sabia muito mais do que aparentava e era muito mais do que o a figura de herói humilde constuída em suas inúmeras biografias poderia revelar.

Para saber mais leia o livro "Chico Xavier, um herói brasileiro no universo da edição popular" de Magali Oliveira Fernandes




Comentários

CIDA disse…
tenho que saber quem sou eu?
CIDA disse…
por que tantas duvidas em minha mente, e por uqe as vezes não sou eu que estou em mim, porqe meus pensamentos me leva a lugares que nunca tive.