Nos bastidores, livros de Emanuel


Quando os livros psicografados por Chico Xavier nos chegam às mãos, lemos apreciamos mas não imaginamos quantas decisões do conteúdo ao título da obra, a equipe espiritual e encarnada deve tomar. Nenhum dos livros é de um único autor. Durante alguns anos, nas reuniões na casa de Rômulo Joviano, seu patrão na Fazenda Modelo, as obras eram avaliadas, e entre outros espíritos que se se manisfestavam, Emanuel vinha representar os planos superiores em tudo que se referia às obras que seriam publicadas, alteradas ou em preparação. É muito interessante os cuidados que os espíritos tinham com a repercussão dos livros, de modo que as informações não superassem as possibilidades de entendimento de nossa inteligência comum.Para ilustrar,  apresentamos abaixo um exemplo de uma mensagem de Emanuel, que consta do livro "Deus Conosco", com mensagens inéditas, que eram direcionadas à família Joviano, disponibilizadas para publicação e organizadas por Wanda Joviano. Esta mensagem  está completando 59 anos.

NOSSO PROGRAMA DE SEMENTEIRA CRISTÃ

25/01/1950

Meus amigos, muita paz. Renovando as nossas visitas aos nossos prezados amigos General Aurélio e irmã Júlia, agradecemos o empenho amoroso que sempre colocais na cooperação em nosso programa de sementeira cristã. O novo livro, terceiro da série de interpretações, está pronto, e agradecemos, vivamente satisfeitos, o vosso concurso habitual. Em razão do acontecmento, o segundo poderá seguir para o mesmo destino dos anteriores. Proponho para ele o título "Pão Nosso", sem a ideia de que venha a prevalecer. Estou ciente de que um volume existe, entre nossos irmãos da igreja reformada, com este nome, entretanto, ousaria arriscar a apresentação deste por reconhecê-lo muito adequado ao cometimento. Colocados no "Caminho", em busca da "Verdade" e da "Vida" será justo que nos alimentemos na romagem espiritual. Daí nos veio à lembrança a imagem do "pão". Com referência às velhas páginas epigrafadas por "Antologia do Além", peço para que venhamos a aproveitar-lhe, provavelmente, uma terça parte, ao lado de mensagens outras, de prosadores país, que virão, se a permissão do Alto nos aprovar a ideia, formar um volume que, de mistura com as páginas inédtas e mais valiosas do trabalho, constituirão um livro novo, iniciativa esta que, muito em breve, cogitaremos. Assim, um trabalho relacionando mensagens de escritores variados Brasil, em número reduzido, mas selecionado, virá trazer uma pausa ao pensamento da comunidade dos estudantes em grande atividade mental  para fixarem os ensinamentos de que André Luiz tem sido portador. Que Jesus nos abençoe. (...)

Muita paz a todos nós. Do amigo e servo humeilde

Emanuel

Comentários

Serena Flor disse…
Realmente ninguém imagina que por trás dos bastidores de uma publicação de um livro espírita, haja toda uma movimentação de espíritos do bem cooperando para este trabalho!
Gostei muito de seu blog. Um grande beijo e fica na paz de Deus!